mais segurança

Prefeitura prevê instalar duas sinaleiras para pedestres na Avenida Hélvio Basso

Eduardo Tesch

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Quem é pedestre já está cansado de saber: todo cuidado é pouco ao atravessar uma rua em Santa Maria. Faixas de segurança, lombadas e sinaleiras, perante a irresponsabilidade de alguns motoristas já não são mais sinônimos de segurança. O problema se agrava quando, em apenas uma via, os carros não respeitam a velocidade máxima estipulada, o asfalto está em boas condições e não existem redutores de velocidade. A Avenida Hélvio Basso, na zona centro-oeste do município, é um exemplo da imprudência dos motoristas. Para tentar resolver o problema, a prefeitura anunciou que pretende instalar dois semáforos para pedestres ainda no mês de março.

Na tarde de hoje, o Diário esteve no local e presenciou a dificuldades que muitos pedestres enfrentam para conseguir atravessar a avenida. Para piorar, nos poucos locais onde existem faixas de segurança, a pintura está parcialmente apagada.

- É muito complicado atravessar aqui. Os carros descem "voando" essa faixa. Vejo muita gente reclamar disso - afirma a serviços gerais Olga Costa, 55 anos, enquanto esperava um coletivo na parada de ônibus.

O dono de um comércio às margens da avenida ressalta que as imprudências se intensificam no período da noite, quando motoristas praticam "rachas" no local.

Após denúncia de estupro em abrigo, vereadores criam CPI para investigar prefeitura

- Principalmente aos sábados e domingos de noite. É uma correria aqui. O (secretário de mobilidade urbana) Vargas esteve aqui e nos prometeu uma sinaleira a cerca de dois meses. Precisa ter alguma coisa aqui, não da para ficar desse jeito -reclama o empresário Robledo Amaro, 41 anos.

Em nota, a secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que, internamente, está formulando ações que visam coibir a "importunação" da região. Porém, preferiu não divulga as medidas "justamente para que seja alcançado o êxito na operação".

Ainda conforme o Executivo, "a secretaria chegou a realizar, ainda no ano passado, a revitalização na avenida Hélvio Basso, inclusive, adotando a proibição de estacionamento nos dois lados da via, das 22h às 6h. Cabe ressaltar no entanto que a sinalização citada foi prejudicada devido a ação de vandalismo".

Sobre as sinaleiras para pedestres que deverão ser instaladas, a secretaria não informou em que trechos ficarão.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Passagem de pedestres pode ser normalizada nesta semana no Calçadão Anterior

Passagem de pedestres pode ser normalizada nesta semana no Calçadão

Jovem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria Próximo

Jovem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria

Geral